sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PROGRAMA NASCENTES

A escola Cândido Portinari está desenvolvendo projetos pedagógicos que fazem parte do planejamento escolar com o tema do Meio Ambiente desde 2012, e tornando-se uma “Escola mais Sustentável”. A professora Clemira Bueno (Geografia) esteve na orientação técnica na Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, e obteve maiores informações sobre o programa Nascentes que tem a parceria da Secretaria da Educação abordando questões ambientais sobre o uso da água, conservação ou recuperação de nascentes e matas ciliares. 
Com a colaboração da Professora Amanda Araújo (Química) desenvolveram o projeto “Escola Verde” com atividades relacionadas com ações sustentáveis de acordo com os três princípios: articulação com o Currículo; gestão democrática e protagonismo juvenil. O projeto pretendeu realizar uma abordagem dos aspectos das áreas verdes da nossa Escola com os projetos já existentes como o jardim, da horta, as mudas de árvores que foram plantadas, lixo, legislação ambiental e conteúdos curriculares de Geografia, Biologia, Química, Física e Ciências. 
No prazo de uma semana os alunos conseguiram elaborar e realizar as apresentações sobre os aspectos ambientais que englobam o tema das “Nascentes”, e seguindo sugestões de conteúdos já estudados durante o ensino médio. Também houve um momento para os alunos tirarem fotos das Áreas Verdes da Escola Cândido Portinari, e para refletirem sobre a importância dos cuidados dessas áreas verdes. 
Os alunos participaram de uma palestra que abordou aspectos conceituais, legislativos e problemas ambientais das áreas verdes do Brasil, e principalmente do município de Batatais apresentada pela professora Vanessa (Biologia). Também tivemos a participação das professoras Fabiana (Matemática), Lucélia Rosa Franzoni (Filosofia), Adriana Mara Coutinho (Português) e Sônia Marli Marques Pereira (Português) que cederam suas aulas para os vídeos informativos, utilização do Acessa Escola e para as apresentações.

Algumas fotos das apresentações dos trabalhos dos alunos do 3ªA e 3ªB.


Nenhum comentário: