quarta-feira, 14 de maio de 2014

Utilizando frações

SÉTIMOS ANOS  B e C


O objetivo da atividade é fazer com que os alunos aprendam, na realidade, a utilização da matemática.
As frações são utilizadas para representar partes de um inteiro. Assim, em muitos acontecimentos do dia a dia, há várias formas de utilização das frações: na cozinha, no artesanato e até na hora de tomar um remédio. Com base nisso, os alunos vivenciaram, durante as aulas da Prof. Rose, algumas situações nas quais, conhecer o conceito fração é muito importante.
A atividade começou com a observação de algumas bulas de remédio, as quantidades dos medicamentos vinham em forma de fração. Depois o trabalho foi desenvolvido a partir da receita de um sachê feito de sagu. Todas as medidas usadas na produção estavam fracionadas. Os alunos tiveram que medir os ingredientes para que a receita desse certo. O resultado da experiência foi um sachê que serviu de presente para as mães dos alunos.
Na sequência, a professora usou uma receita culinária que também apresentava as quantidades dos ingredientes em forma de fração. O bolo foi feito na sala, juntamente com os alunos, e depois foi levado para a cozinha para ser assado. Na última aula, os alunos comeram o bolo e acharam uma delícia. Hummmm!





Nenhum comentário: