quinta-feira, 15 de maio de 2014

Inauguração da Sala de Leitura
Espaço que reserva mais de 5 mil livros funcionará nos períodos de aula e aos finais de semana


A E. E. Cândido Portinari inaugurou, nesta quarta-feira (7), às 19h, a Sala de Leitura Editor José Olympio. O espaço de 57 metros quadrados tem amplo acervo com mais de cinco mil títulos, mobília nova, mesas, cadeiras e sofá para acomodar os visitantes.
Além de pais, alunos, professores e funcionários da escola, o evento contou com a presença da Dirigente regional de ensino – Sra. Simone Maria Locca, o vice-prefeito - Sr. José Paulo Fernandes e o vereador Prof. Ricardo. Familiares do editor José Olympio também estiveram presentes: a Sra. Regina da Veiga Pereira (nora), Sr. José Olympio da Veiga Pereira (neto) e sua esposa, Sra. Andréa e Gabriela (sobrinha).
         A cerimônia teve início com o descerramento de placa e quadro alusivos ao ambiente da Sala de Leitura:     “Quando o aluno abrir as portas, ele vai entrar no túnel do tempo e se deparar com a leitura fotográfica, em papel e virtual. Esse espaço foi pensando para que o aluno tenha acesso ao passado, atualidade e tendências para o futuro por meio da internet”, diz a diretora Solange Navarro Fabbri.
As obras para a construção da sala começaram há um ano. Nesse período, a escola se mobilizou para a inauguração. O primeiro passo foi a escolha do nome, para isso, a direção foi às ruas ouvir a população.
“Pesquisamos qual nome seria mais adequado e optamos por José Olympio, filho de Batatais, editor de livros de autores consagrados da literatura nacional, como Guimarães Rosa, Jorge Amado e Monteiro Lobato”, explica a diretora.
Com o nome em mãos, os alunos gravaram um curta homenageando o antigo morador de Batatais e ensaiaram uma peça teatral que foi apresentada no decorrer da cerimônia de inauguração, isso sob direção das Coordenadoras da Sala de Leitura – Ana Carolina Guilhermitti e Márcia Oliveira da Silva e da professora de Química – Amanda Silva de Araujo .
Um concurso para a escolha da logomarca da Sala de Leitura José Olympio também foi organizado pelas coordenadoras da Sala, concurso este que teve como 1º lugar o trabalho realizado pelo aluno do 2º supletivo A – Ariel Suffiatti Gutierres.
Este evento que foi uma parceria cultural da E.E. Cândido Portinari e da Biblioteca Municipal teve grande incentivo e colaboração do professor José Henrique Barbieri (Zezinho) que além de professor de História e Sociologia na nossa U.E., está à frente da Biblioteca Municipal e na ocasião lançou seu livro “E agora José... O desbravador da literatura brasileira”, mais uma homenagem ao editor José Olympio.
A Banda Musical Municipal “Dr. Washington Luís”, sob a regência do maestro João Bosco Prolungati encerrou a cerimônia abrilhantando ainda mais o evento, tão importante hoje e para a história de nossa escola.

Horário
Localizada em um anexo, construído no terreno da instituição, a sala de leitura divide o prédio com o Acessa Escola, anfiteatro e memorial cinquentenário com a história da escola.
A Sala de Leitura José Olympio funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30.

Aos sábados e domingos, a unidade abre as portas para a comunidade por meio do programa Escola da Família e nesses dias, a população terá acesso aos livros entre às 9h e 12h.

Nenhum comentário: