segunda-feira, 20 de maio de 2013


AS CORES DEFINEM A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DA SALA DE LEITURA DA E. E. CÂNDIDO PORTINARI


            Após ser contemplada, no corrente ano letivo, com a Sala de Leitura, a antiga biblioteca da E. E. Cândido Portinari ganhou nova organização e disposição de seu acervo.
As prateleiras estavam organizadas de formas diversas; sendo as laterais organizadas por títulos e as centrais organizadas pelo sobrenome dos autores.
Constatando-se a dificuldade de busca e manutenção da organização do local, resolveu-se padronizar o acervo e reestruturá-lo, desde a disposição dos móveis até as obras, que foram separadas minuciosamente, uma a uma.
A ideia para a nova organização surgiu após inúmeras tentativas de dispor as obras de forma que ficassem acessíveis a qualquer pessoa que adentrasse o ambiente e quisesse localizar um livro ou tipo de texto para ler.
Sendo assim, as Coordenadoras da sala Ana Carolina Guilhermitti e Márcia Oliveira da Silva junto à Coordenação Pedagógica da U.E., pesquisaram e ouviram opiniões de alunos que frequentam a sala de leitura e decidiram organizar os livros através de etiquetas coloridas.  Cada tipo de obra foi etiquetado de uma cor diferente para que facilitasse as buscas por categorias (romance, literatura infanto-juvenil, etc.) e quando estas voltassem para o acervo pudessem ser colocadas novamente no local de origem, mantendo a ordem da sala.                    
As prateleiras foram classificadas com a indicação da categoria e, cartazes foram expostos para orientar os leitores indicando a forma de organização, como ilustrado abaixo:





Enfim, conseguiu-se criar uma nova disposição e organização do acervo, tornando o ambiente mais acolhedor para os leitores e de fácil localização das obras.
Fica aqui a sugestão para aqueles que gostaram da ideia e o nosso convite para conhecer a Sala de Leitura da E.E. Cândido Portinari.

Nenhum comentário: