terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Escola Cândido Portinari recebe doação de aparelhos astronômicos.

2010 começou com novidades astronômicas na Escola Estadual Cândido Portinari.

Os alunos que participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e também os demais alunos que se interessarem terão a partir de agora um grande estímulo. A escola recebeu por doação vários instrumentos de uso na observação astronômica.

A empresa Paraquedas.Net de Uberaba, através de seu diretor o sr. Mauro Valle e da chefe do departamento de vendas, Sra. Cássia Meireles doou para a escola vários aparelhos astronômicos novos, entre eles:

Um Telescópio 114mm Toya Skyview 900114THB,

Uma Ocular S. Ploss PL15mm 1.25(32mm de diâmetro)

Uma Ocular S. Ploss PL10mm 1.25(32mm de diâmetro)

Uma Ocular S. Ploss PL25mm 1.25(32mm de diâmetro)

Um Binóculo Lugan Naturescape 10x50 Powerview

A empresa é um Shopping virtual especializado na venda de produtos óticos. Desde Binóculos a Telescópios profissionais, além de atuar no seguimento de artigos de segurança, esportivos e aventura.

A escola através do professor Ricardo Cavallini, Coordenador Pedagógico, sabendo que a empresa incentiva o ensino e a difusão da Astronomia no Brasil, entrou em contato com a senhora Cássia Meirelles, chefe do departamento de vendas e apresentou o projeto “Clube da Astronomia do Portinari” que visa incentivar o estudo da Astronomia e das ciências afins entre os alunos e que foi encaminhado ao Diretor da empresa, Sr. Mauro Valle, que aprovou o mesmo e disse que o projeto merecia um incentivo.

Além da Paraquedas.Net outros entusiastas da astronomia amadora que participam de um fórum on-line também doaram diversos instrumentos para o projeto, veja abaixo o nome dos doadores e suas doações:

Ecleido Souza de Azevedo (ESA)– Alterosa – MG, doou uma Buscadora 6x30 mm, uma porta-buscadora e um focalizador 1,15” ambos da marca Celestron;

Gustavo José Lopes (Ozzy) – Matão – SP, doou três oculares de 25mm, 12,5mm, 6mm, uma Lente Barlow 2x e um filtro lunar.

José Felipe Filho (Zequinha Felipe) – Planalto – SP, doou um Tubo de Telescópio 114 mm (usado mas em perfeitas condições de uso), uma Lente Barlow 2x, uma Lente 20mm, uma Lente 12,5mm e uma Lente 4mm.

Samuel Marcos A. Moltinho (Samuel Moltinho)– Uberlândia – MG, doou um Diagonal Prismático de 90° e um Redutor NexImage da Celestron.

Alexandre Milito (Milito) – Franca – SP, construiu e doou uma montagem dobsoniana para ser usada no tubo de telescópio de 114mm.

Portanto, a escola com a inestimável ajuda destes verdadeiros Mecenas modernos, conta agora com dois telescópios de 114mm, várias lentes, de diversas bitolas para as mais diversas observações, filtro lunar, binóculo de 10x50mm entre outros e com certeza se destacará mais uma vez na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica como fez em 2009 quando oito alunos conquistaram medalhas.

Aos alunos nossos PARABÉNS e aos abnegados doadores nosso MUITO OBRIGADO.


2 comentários:

Andrea Brieger - NRTE - Ribeirão Preto disse...

Parabéns pelo trabalho reconhecido.

Não tenham dúvida que valeu a pena.
Vocês merecem!!!

Abs,
Brieger

Projeto Astronomia Para Todos - Batatais disse...

Valeu Andrea, tem um pedaço do seu trabalho aqui também.