quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alunos do Portinari são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Em noite de gala os alunos da E.E. Cândido Portinari que participaram da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e que é patrocinada pela Sociedade Astronômica Brasileira, pela Agência Espacial Brasileira e por FURNAS Centrais Elétricas S/A, receberam seus certificados de participação e oito deles (veja os nomes abaixo) receberam as medalhas de bronze e prata conquistadas.
O evento foi marcado pela presença de alunos, professores, pais e amigos e também pela participação especial do Prof. Alexandre Milito, professor de fotografia do curso de Jornalismo da Universidade de Franca e Astrônomo Amador nas horas vagas.
O professor Milito prendeu a atenção da platéia com uma palestra sobre o Sistema Solar e ainda disponibilizou seu telescópio newtoniano de 180 mm para que os presentes pudessem fazer uma observação astronômica e descobrir os segredos do Universo.
A festa aconteceu justamente no Dia da Astronomia ou do Astrônomo, 02 de dezembro, data criada em homenagem a D. Pedro II, que nasceu neste dia e era um grande incentivador da ciência astronômica.
Além dos certificados e das medalhas, os primeiros colocados em cada nível da Olimpíada receberam uma luneta artesanal, semelhante a utilizada por Galileu Galilei a exatamente 400 anos.
Desta forma o Portinari participou efetivamente das comemorações ao Ano Internacional da Astronomia, celebrado em todo o mundo com diversos eventos.
A escola está em festa pela conquista de nossos alunos, afinal eles concorreram com cerca de 700 mil alunos de todo o Brasil e merecem, com certeza, nossos PARABÉNS!!!

Veja o nome dos alunos medalhistas:
Nível II (3ª a 4ª série):
Pedro Henrique Catin Fleming (EMEF José Braga Morato) – Medalha de Honra ao Mérito

Nível III – (5ª a 8ª série):
Mariane Rosa Maziero – 8ª série C – Medalha de Prata
Ana Gabriela Fortunato Manieri – 6ª série A – Medalha de Prata
Victória Maria Silva Pereira – 5ª série C – Medalha de Prata
Bruna Carolina Massarioli – 8ª série B – Medalha de Bronze
Eduardo Galego – 8ª série C – Medalha de Bronze
Bruna Ortiz Zanardi – 8ª série B – Medalha de Bronze
Gabriela Gonçalves Assoni – 8ª série B – Medalha de Bronze
Jonatas Bodrin Lopes – 8ª série C – Medalha de Bronze

Veja as fotos do evento:



A divulgação das imagens foi autorizada pelos pais dos alunos