segunda-feira, 18 de maio de 2009

Portinari na XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

No Ano Internacional da Astronomia (2009), cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cândido Portinari, em Batatais, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que está em sua 12ª edição. Eles concorrem a participar da fase internacional da Olimpíada, por meio de uma prova, com 10 questões, que foi aplicada na sexta-feira (15/05).
Os estudantes que participaram estavam empolgados com o trabalho. Eles estão muito envolvidos neste evento, principalmente porque o estudante que tiver um bom desenvolvimento terá a chance de participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, além de outras atividades, incluindo uma visita ao Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos.
A preparação para a prova, realizada na própria unidade de ensino foi direcionada para os assuntos relacionados à Olimpíada que são: Astronomia, Astronáutica e Energia, visto que serão selecionados os 10 melhores alunos de cada escola em todo país.
Ao final da olimpíada, cada estudante receberá um certificado de participação e os alunos destaque, que obtiveram as maiores notas, serão contemplados com medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com a sua classificação nacional. Estes ainda receberão convites para eventos posteriores. Já as escolas participantes receberão uma luneta de presente.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A. Podem participar da olimpíada estudantes dos níveis fundamental e médio regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental.
Ano Internacional da Astronomia
O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.
Em dezembro de 2007, a ONU declarou 2009 como Ano Internacional da Astronomia por conta da comemoração dos 400 anos do primeiro uso astronômico da luneta por Galileu Galilei. Já a Astronáutica também tem motivos de comemoração. Também em 2009 completam 40 anos da primeira visita do homem à Lua.
Livros utilizados para a preparação dos alunos
Cartaz alusivo ao Ano Internacional da Astronomia

Sala de aula durante a aplicação da Olimpíada

Nenhum comentário: