sábado, 4 de outubro de 2008

Alunos da E.E. Cândido Portinari participam de Projeto de Pré-Iniciação Científica na USP – Ribeirão Preto

Os alunos: Francielle da Silva Xavier, João Paulo Bueno Salgueiro, Juliana Nicacio Tiziotto da Silva Natane Nardi, Patrícia Gisele Marcelino e Silvia Cristina de Melo Zamproni da 2ª série do Ensino Médio da E.E. Cândido Portinari começam nesta terça-feira, 7 de outubro, a participar do programa de Pré-Iniciação Científica, parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a USP. Com o auxílio de professores da Universidade e da rede estadual de ensino, os estudantes desenvolverão projeto de pesquisa em uma das mais conceituadas universidades do mundo.

Os alunos selecionados serão contemplados com uma bolsa de estudos no valor de R$ 150 mensais durante um ano e atuarão em projetos de pesquisa da universidade em São Paulo, em Ribeirão Preto. Eles trabalharão durante 8 horas semanais sob supervisão de pesquisadores da USP e da professora Maria Bernardete e Elza Bortolo, da escola. Os docentes também receberão uma bolsa no valor de R$ 150 mensais para a realização das atividades.


A seleção dos alunos foi realizada pela Secretaria e teve como critério o desempenho escolar. A USP colocará à disposição dos estudantes seus institutos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.


“Ter a oportunidade de conviver em ambiente intelectual tão enriquecedor prematuramente é única. Possibilita a abertura de um ramo do conhecimento completamente desconhecido para alunos de Ensino Médio, que poderão aprimorar, inclusive, áreas essenciais da sua formação”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.


Os nossos futuros cientistas trabalharão com os maiores nomes da pesquisa nacional e colaborarão nas seguintes pesquisas:

  • A ontogenia do sistema nervoso central em vertebrados: uma análise comparativa entre modelos animais e suas implicações filogenéticas sob a supervisão do Prof. Dr. João Pereira Leite;
  • Distribuição da MVa fosfolirada e na fofosfolirada em compartimentos nucleares de células HeLa por imonolocalização sob a supervisão do Prof. Dr. Roy Edward Larson;
  • Produção de anticorpos IgY em galinhas e purificação a partir da gema do ovo sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Roque Antunes Barreira;
  • Análise do padrão tecidual de expressão de novas proteínas de Drosophila malanogaster sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Luisa Paçó Larso.

Torcemos por vocês!!!



Nenhum comentário: