segunda-feira, 25 de maio de 2015

SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR

“Combate ao Desperdício de Alimentos”


                A escola Cândido Portinari preocupada com a qualidade da alimentação de todos os alunos e com o desperdício de alimentos, durante a semana da Educação Alimentar trabalhou momentos de conscientização e informação com o vídeo do programa “Globo Repórter”. 
              Os professores de Química, Biologia, Ciências e Português realizaram discussões e reflexões sobre o assunto, e os alunos responderam a um questionário que abordava situações do vídeo sobre os setores que contribuem com o desperdício de alimentos, projetos desenvolvidos no Brasil (Mesa Brasil) e as dicas para diminuir esse desperdício nas residências. 
           Os alunos do Ensino Médio tiveram o prazo de uma semana para desenvolver e apresentar trabalhos que abordassem o tema “Desperdício de Alimentos”, e a maioria dos grupos conseguiu apresentar satisfatoriamente a atividade com gráficos demonstrando a quantidade de desperdício de alimentos em diversos setores do Brasil, e até mesmo no mundo.  Realizamos em uma das salas um momento de confraternização, pela apresentação dos alunos, com sucos e um delicioso bolo de cenoura. 
         A escola tem um refeitório muito amplo, limpo, arejado e organizado, e temos cozinheiras conscientes sobre o desperdício que preparam com toda dedicação a comida para os alunos poderem realizar uma boa refeição e de maneira que não haja sobras. 
              Há alguns anos a direção tem acompanhado os alunos no momento da refeição no refeitório para que não haja desperdício, e isso é uma ação muito importante, pois os alunos não estão brincando com a comida como faziam, porém, infelizmente, poucos ainda deixam mínimas sobras no prato, principalmente alunos do Ensino Fundamental. Por enquanto as cozinheiras ainda servem os alunos, pois o tempo não seria suficiente para se servirem, já que é muito grande a quantidade de crianças que realizam a refeição na escola. 
              Esse ano com o tema “Desperdício” a escola pediu trabalhos utilizando as mídias tecnológicas ao invés de todos os grupos confeccionarem cartazes aumentando o desperdício de papel, então foi montado apenas um painel informativo. As professoras da Sala de Leitura trabalharam com os alunos do 1° ano C poemas sobre o desperdício de alimentos e alguns trabalhos foram expostos no blog da escola. 
             A sala de recursos com a Professora Ana Tassinari também realizou atividades comemorando a semana da educação alimentar com recortes de revistas, pintura de desenhos e atividades de leitura e escrita que contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos.
            O combate ao desperdício de alimentos é uma ação que a escola tem realizado durante o ano letivo e percebe-se que tem informado e conscientizado os alunos.







Nenhum comentário: