Cândido
Portinari visita o Museu Catavento em São Paulo
Os alunos dos 3º anos A e B e 2º anos A e B
da E.E. Cândido Portinari visitou o Museu Catavento que fica localizado em São
Paulo, no dia 23 de outubro de 2014. Esse foi um projeto pedagógico que foi
desenvolvido pela professora Amanda Silva de Araujo(Química) e pela
coordenadora pedagógica Andréa Mara C. Carnio de Assis Biagi (Ensino Médio) de
maneira contextualizada contribuiu efetivamente com o processo de
ensino e aprendizagem proporcionando aos alunos
conhecer novos lugares com situações diversificadas de estudos
relacionados com o conteúdo do currículo escolar.
O Museu do Catavento fica localizado
no antigo palácio das Indústrias, no Centro da Cidade de São Paulo, sendo um
prédio que tem uma estrutura com inúmeras decorações que representam uma parte
da história do desenvolvimento da cidade de São Paulo. O museu é dividido em
quadro grandes seções: O Universo (Astronomia e Terra), Vida, Engenho e
Sociedade (Ecologia, Matéria, Prevenção e Nanotecnologia).
A aplicação dessa estratégia de visita
ao Museu foi utilizar a educação contextualizada e lúdica para contribuir com o
ensino e a aprendizagem baseados nos fundamentos definidos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, e a socialização consistiu na devida intervenção do
aluno no processo de aprendizagem realizando as interações com o conhecimento.
E assim podemos enfatizar o conteúdo da proposta curricular do Estado de São
Paulo que foram desenvolvidos com os professores de Química, Física, Ciências e
Biologia ao visitar o Museu do Catavento, que foi uma oportunidade de maior
interação com o conhecimento cientifico. Além disso, também tivemos a
colaboração dos professores Jonas (Matemática), Jesse (Ciências) e Sônia
(Português) que auxiliaram os alunos na visita ao Museu acompanhando e enfatizando
o estudo dos diversos setores.
Divididos em grupos para poderem
explorar todas as grandes seções do Museu, para os alunos foi um momento
proveitoso e gratificante, pois todos aprenderam muito e adoraram a visita, pois puderam interagir nos diversos espaços
científicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário