terça-feira, 18 de novembro de 2014

Visita ao CATAVENTO

Cândido Portinari visita o Museu Catavento em São Paulo
Os alunos dos 3º anos A e B e 2º anos A e B da E.E. Cândido Portinari visitou o Museu Catavento que fica localizado em São Paulo, no dia 23 de outubro de 2014. Esse foi um projeto pedagógico que foi desenvolvido pela professora Amanda Silva de Araujo(Química) e pela coordenadora pedagógica Andréa Mara C. Carnio de Assis Biagi (Ensino Médio) de maneira  contextualizada  contribuiu efetivamente com o processo de ensino e aprendizagem proporcionando aos alunos  conhecer novos lugares com situações diversificadas de estudos relacionados com o conteúdo do currículo escolar.
            O Museu do Catavento fica localizado no antigo palácio das Indústrias, no Centro da Cidade de São Paulo, sendo um prédio que tem uma estrutura com inúmeras decorações que representam uma parte da história do desenvolvimento da cidade de São Paulo. O museu é dividido em quadro grandes seções: O Universo (Astronomia e Terra), Vida, Engenho e Sociedade (Ecologia, Matéria, Prevenção e Nanotecnologia).
            A aplicação dessa estratégia de visita ao Museu foi utilizar a educação contextualizada e lúdica para contribuir com o ensino e a aprendizagem baseados nos fundamentos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a socialização consistiu na devida intervenção do aluno no processo de aprendizagem realizando as interações com o conhecimento. E assim podemos enfatizar o conteúdo da proposta curricular do Estado de São Paulo que foram desenvolvidos com os professores de Química, Física, Ciências e Biologia ao visitar o Museu do Catavento, que foi uma oportunidade de maior interação com o conhecimento cientifico. Além disso, também tivemos a colaboração dos professores Jonas (Matemática), Jesse (Ciências) e Sônia (Português) que auxiliaram os alunos na visita ao Museu acompanhando e enfatizando o estudo dos diversos setores.
            Divididos em grupos para poderem explorar todas as grandes seções do Museu, para os alunos foi um momento proveitoso e gratificante, pois todos aprenderam muito e  adoraram a visita, pois  puderam interagir nos diversos espaços científicos.




Nenhum comentário: