sexta-feira, 17 de outubro de 2014

22 de Agosto - Dia do Folclore


VISITA À EXPERCIÊNCIA NO RIBEIRÃO SHOPPING

         Acompanhados pelas professoras Gesarelly (Matemática) e Bruna (Língua Portuguesa) os alunos das 7ª séries A e B  – período da tarde – visitaram a exposição de ciência, ExperCiência, instalada no Ribeirão Shopping.
Lá os alunos puderam viajar no curioso e fantástico mundo da ciência, através da observação e interação com divertidos experimentos que foram importantes para a evolução humana e ainda fazem parte do nosso dia-a-dia.

         Entre os diversos experimentos práticos lá expostos, os alunos viram e interagiram com: Gerador de Vanndergraph; Bola Suspensa; Sopro que Suga; Mala Maluca; Parabólica; Hastes de Ressonância; Martelos I e II; Pêndulos de Newton; As Cordas do Violão; Poço Gravitacional; Rodas de Bicicleta; Momento Angular; Figuras de Lissajous; Ímas; Ciclóide; Ângulos Externos; Hiperbolóide; Basquete Impossível; Curva de Gauss; Cadeira Confusa; Harmonógrafo; Canhão de Ar; e ainda o Espelho Frente a Frente, onde senta uma pessoa de cada lado dos espelhos e procura encaixar as faces, fazendo uma fusão dos dois rostos, com isso, surgirá uma face com a composição das duas feições.














Durante toda a semana, de 18 a 22 de agosto,  os alunos do 7º ano A pesquisaram e elaboraram trabalhos com cartazes, pipas entre outros objetos que fazem referência ao folclore brasileiro para saberem ainda mais sobre esta data. E, em comemoração ao Dia do Folclore, a professora Mara (Geografia), aproveitou a  manhã de sexta-feira para ensinar um pouco mais do assunto aos seus alunos.
Para divertir a meninada foram propostas  algumas brincadeiras folclóricas, aquelas que passam de geração em geração e ainda uma degustação de guloseimas típicas.
Enfim, é através das brincadeiras que as crianças ampliam o conhecimento sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está a seu redor e no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras no folclore está garantido.





REPLANEJAMENTO: um dia para refletirmos sobre nossas ações pedagógicas e outro para discutir sobre a prevenção e uso de drogas

            O Replanejamento escolar é um momento bastante importante para que possamos refletir sobre nossas ações pedagógicas, analisar os pontos positivos do nosso trabalho e repensar os aspectos nos quais não obtivemos sucesso.
         Neste ano, porém achamos de suma importância também debater um pouco sobre a Prevenção e Uso Drogas, tema este sempre atual, uma vez que infelizmente é uma realidade em nossa sociedade.
         Sendo assim, recebemos em nossa U.E. representantes de várias entidades de nosso município que tratam do assunto com muita responsabilidade e são referências para tal.

         Podemos conversar e expor nossas dúvidas em lidar com o assunto, sobre como  abordar  e conscientizar as famílias de nossos educandos quando e se necessário, orientando sobre como e onde procurar ajuda.






Nenhum comentário: