segunda-feira, 26 de maio de 2014

Circuito Hip-Hop nas escolas

Nesta quinta-feira (22), a E. E. Cândido Portinari recebeu os Grupos R. N. Crew e Resistência Nagô – Circuito Hip-Hop nas escolas e 4ª Edição da Semana do Hip-Hop, que proporcionaram aos nossos alunos um dia muito agradável, com debates, danças e ainda uma boa conversa e conscientização sobre a prevenção e uso de drogas. 




O hip-hop surgiu nas grandes cidades como cultura oriunda de classes menos favorecidas. De origem negra, ainda que em alguns aspectos assimilado por outras culturas de origens diversas, como a européia e americanas (Central, Norte e Sul). O Hip-hop é basicamente, de origem afro-jamaicana. No caso específico do Brasil, o Hip-hop absorveu características regionais diferentes em vários estados. Com o passar do tempo o gênero assumiu características de movimento, detendo assim uma gama de desdobramentos, sendo reconhecido também como uma “cultura de rua”, assim como o movimento punk, o rock e o heavy-metal.
Entre suas principais expressões está o "grafite", reconhecido como arte plástica urbana. O rap(ritmo e poesia) é considerado a linguagem musical do hip hop e tem como base, na maioria das vezes, o rhythm and blues, intermediada por uma fala concomitantemente à parte musical.
Com um discurso quase sempre calcado na crônica urbana da diferença de classes, o texto em si é usado como uma forma de protesto, no qual expõe o problema e discursa sobre ele. Para tanto, usa o discurso que provoca tensão entre as classes, colocando em choque as diferenças (culturais, sociais, política etc) ou somente demonstra a ineficiência do poder Estatal perante aos problemas da comunidade.
O DJ (Disque jóquei) e o RAPPER ou MC (Mestre de cerimônia) são responsáveis pela instrumentação, isto é, quem coordena e toca o mixador e a pick-up (aparelhos que são considerados instrumentos) e dos quais retiram sons eletrônicos, que dão o ritmo à fala do rapper ou do MC, que geralmente é o compositor da obra e quem leva o discurso para o público.


Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/hip-hop-2/dados-artisticos







Produção de Crônicas e Histórias em Quadrinhos

Finalizando o trabalho de LEITURA da crônica “Meu Primeiro Beijo” (Antônio Barreto) com os alunos do 3ª série C – período noturno – foram produzidas outras crônicas e histórias em quadrinhos sobre o tema. A situação foi  idealizada para trabalhar a atividade permanente da leitura, visando o desenvolvimento da capacidade leitora e escritora dos nossos alunos.  O trabalho foi realizado com a colaboração das professoras da Sala de Leitura Ana Carolina e Marcia e das professoras Elza Bortolo (Língua Portuguesa) e Ana Maria Barros (Artes).














Nenhum comentário: