Circuito Hip-Hop nas escolas
Nesta quinta-feira (22), a E. E. Cândido Portinari
recebeu os Grupos R. N. Crew e Resistência Nagô – Circuito Hip-Hop nas escolas
e 4ª Edição da Semana do Hip-Hop, que proporcionaram aos nossos alunos um dia
muito agradável, com debates, danças e ainda uma boa conversa e conscientização
sobre a prevenção e uso de drogas.
O hip-hop surgiu
nas grandes cidades como cultura oriunda de classes menos favorecidas. De
origem negra, ainda que em alguns aspectos assimilado por outras culturas de origens
diversas, como a européia e americanas (Central, Norte e Sul). O Hip-hop é
basicamente, de origem afro-jamaicana. No caso específico do Brasil, o Hip-hop
absorveu características regionais diferentes em vários estados. Com o passar
do tempo o gênero assumiu características de movimento, detendo assim uma gama
de desdobramentos, sendo reconhecido também como uma “cultura de rua”, assim
como o movimento punk, o rock e o
heavy-metal.
Entre suas principais expressões está o "grafite", reconhecido
como arte plástica urbana. O rap(ritmo
e poesia) é considerado a linguagem musical do hip hop e tem como base, na
maioria das vezes, o rhythm and
blues, intermediada por uma fala concomitantemente à parte musical.
Com um discurso quase
sempre calcado na crônica urbana da diferença de classes, o texto em si é usado
como uma forma de protesto, no qual expõe o problema e discursa sobre ele. Para
tanto, usa o discurso que provoca tensão entre as classes, colocando em choque
as diferenças (culturais, sociais, política etc) ou somente demonstra a
ineficiência do poder Estatal perante aos problemas da comunidade.
O DJ (Disque
jóquei) e o RAPPER ou MC (Mestre de cerimônia) são responsáveis pela
instrumentação, isto é, quem coordena e toca o mixador e a pick-up (aparelhos
que são considerados instrumentos) e dos quais retiram sons eletrônicos, que
dão o ritmo à fala do rapper ou do MC, que geralmente é o compositor da obra e
quem leva o discurso para o público.
Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/hip-hop-2/dados-artisticos
Produção de Crônicas e Histórias em Quadrinhos
Finalizando o trabalho de LEITURA da crônica “Meu Primeiro Beijo” (Antônio Barreto) com os alunos do 3ª série C – período
noturno – foram produzidas outras crônicas e histórias em quadrinhos sobre o
tema. A situação foi idealizada para
trabalhar a atividade permanente da leitura, visando o desenvolvimento da
capacidade leitora e escritora dos nossos alunos. O trabalho foi realizado com a colaboração das
professoras da Sala de Leitura Ana Carolina e Marcia e das professoras Elza
Bortolo (Língua Portuguesa) e Ana Maria Barros (Artes).
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