CARNAVAL NA E.E.CÂNDIDO PORTINARI
|
Prof. Zezinho ministrando aula que conta a história do Carnaval em nossa cidade e aluno Ricardo (3SA) realizando trabalhos para decorar o auditório da escola.
CRIATIVIDADE AO
USAR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA ELABORAÇÃO DE FANTASIAS
Nas aulas de
Química e Arte foi proposta a pesquisa sobre “O que é a Reciclagem e a
importância da Sustentabilidade para a sociedade”, e uma maneira didático
pedagógica de contribuir com a prática foi estimular a criatividade propondo o
desenvolvimento de fantasias com materiais reciclados para a Festividade do Carnaval.
A
Sustentabilidade compreende ações relacionadas com as práticas de Reduzir,
Reutilizar e Reciclar (3Rs da sustentabilidade) para um planeta sustentável.
Utilizando essas práticas é possível reduzir gastos favorecendo a
sustentabilidade com o desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente.
A
sustentabilidade na escola pode contribuir com aspectos sociais e na
perspectiva da educação econômica, além de estimular a criatividade dos alunos
e conscientização da reutilização e redução de alguns materiais que poderiam ir
para os lixões e que podem ser utilizados em trabalhos que contribuem com o
desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem.
A direção,
coordenação e professores agradecem à participação, comprometimento,
responsabilidade e criatividade dos alunos no desenvolvimento e apresentação
dos trabalhos.
Apresentação das fantasias confeccionadas pelos grupos utilizando materiais recicláveis
Vejam como ficou o nosso auditório após a exposição dos vários trabalhos realizados por todas as classes/séries da escola
|
Todas as disciplinas foram envolvidas neste projeto e deram as seguintes contribuições:
- História e
Português solicitar a pesquisa sobre a origem carnaval (samba, frevo, axé,
marchinhas, samba-enredo, pagode);
- Inglês auxiliar
na confecção dos cartazes, decoração do salão;
- Química, Física
– trabalhar com os materiais recicláveis;
- Arte –
auxiliar na confecção dos cartazes, fantasias e instrumentos musicais.
- Educação
Física – danças e músicas típicas do carnaval nas diversas regiões do país;
- Biologia e Ciências
– Prevenção (DST e gravidez não-planejada); bebidas alcoólicas e drogas;
- Geografia –
pesquisar sobre a cultura do Carnaval em nossa cidade;
- Filosofia e
sociologia contribuir com a pesquisa da origem do Carnaval e Carnaval em
Batatais;
- Matemática – a
distribuição das formas geométrica e simetria nas fantasias de carnaval,
modelagens das alas e carros alegóricos, ritmo e cadência do desfile em relação
ao tamanho da escola, as finanças do carnaval; critérios de notas; confecção de
“formas geométricas” para o enfeite do salão, ou mesmo ajudar na confecção de
máscaras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário