quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PORTINARI: ARTE QUE ENSINA OS BRASILEIROS A AMAREM MAIS A SUA TERRA
         O projeto desenvolvido pelas professoras Regina Maura Lucheta Spina (Matemática), Ana Maria Barros (Arte), Cristina Maria Marques Barbosa (Arte), Sônia Marli Pereira (Português), Elza Terezinha Bortolo (Português) e Rosana Letícia Pugina (Português) tem como objetivo desenvolver nos alunos o amor à pátria, como aconteceu com Portinari, que juntamente a outros artistas, escritores e formalistas participavam da elite intelectual brasileira na época em que se verificava uma notável atitude estética e cultural do país. Esse grupo refletia ainda sobre os problemas do mundo e da realidade nacional.
         Esse trabalho também deve levar os alunos a retratar o homem de hoje, com sua história, cultura, flora e fauna revelando a alma brasileira em diversas situações – dificuldades, dor, pobreza, ternura, solidariedade, paz e infância – usando formas geométricas, seguindo a sua técnica com valores sociais e humanos.
         Além disso, o intuito é fazer com que os alunos reflitam sobre os problemas do mundo e da realidade nacional e comparar o homem que Portinari retratou em sua época, com o homem de hoje.
         Enfim, para desenvolver esse projeto são usados dois ambientes (além da sala de aula): o Acessa Escola e a Sala de Leitura. Sendo assim, enquanto metade da sala pesquisa e trabalha no Acessa Escola, a outra parte desenvolve atividades de acordo com a Proposta Curricular da SEE.

         Etapas:
v  Vídeo do acervo de obras de Portinari em Batatais;
v  Pesquisa na internet sobre vida e obra de Portinari;
v  Visita ao acervo da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde em Batatais;
v  Exposição dos trabalhos (obras) realizados pelos alunos .
























Nenhum comentário: