terça-feira, 3 de setembro de 2013

INTERAGIR COM O MUNDO

Este projeto, desenvolvido pela professora Regina Maura Lucheta Spina, é destinado a todos os alunos, com o objetivo de promover, motivar, atualizar e interagir, através do processo de ensino-aprendizagem continuado, com a Matemática por meio de mídias escritas, eletrônicas e digitais, formando assim estudantes pesquisadores-autores. O projeto contribui ainda para o desenvolvimento e avanço de diferentes habilidades relacionadas à compreensão, comunicação, investigação e contextualização sócio-cultural fazendo com que tais estudantes desempenhem um papel ativo e crítico favorecendo a educação para uma igualdade étnico-racial, com construções de valores democráticos, analisando criticamente a realidade e a interdisciplinaridade da Matemática no mundo.
Atualmente, a informação chega com maior rapidez, o que pede uma capacidade de concentração mais intensa, porém por tempo menor, associada às habilidades para lidar com linguagens diversas. Diante dessa realidade, a escola deve exercer um papel fundamental na formação de cidadãos aptos, atualizados e articulados, tendo agilidade na tomada de decisões e na execução de ações relacionadas às mais diversas situações, para quando necessário, fazer intervenções no meio em que vive para termos um mundo melhor e com paz. Além disso, a escola está preparando-os para um aprendizado permanente que pode estar relacionado ao prosseguimento dos estudos ou diretamente ligado ao mundo do trabalho e do seu projeto de vida com uma formação de um jovem autônomo, solidário e competente.


Etapas:

ü  Pesquisar em jornais,  revistas e internet notícias com habilidades matemáticas;
ü  Apresentar para a classe a pesquisa, promovendo a interação e análise do fato pesquisado dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem continuado na Matemática;

ü  Exposição para a escola, através de uma Feira da Matemática, dos temas abordados durante as pesquisas e atividades desenvolvidas em sala de aula.

















Nenhum comentário: