quarta-feira, 11 de setembro de 2013



A voz de João Guimarães Rosa ouvida através de duas novelas: 
"A hora e a vez de Augusto Matraga" e Dão-la-lalão - O devente"

A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
                                                                                                          (João Guimarães Rosa)

Em a Hora e a vez de Augusto Matraga narra-se a estória do Coronel Augusto Esteves, fazendeiro latifundiário e violento, criador de casos e boêmio, que depois de uma emboscada que quase o leva à morte transforma-se no beato Augusto Matraga. É uma estória de redenção, espiritualidade e conversão. Ao longo do enredo, o protagonista passa do mal ao bem, da perdição à salvação. O agente dessa passagem é o jagunço Joãozinho Bem-bem, ao qual podemos associar o ditado: Deus escreve certo por linhas tortas; pois é o famigerado "Bem-bem" que permite a morte gloriosa e salvadora de Matraga. A dualidade entre o bem e o mal parece marcar esse mundo de jagunços e fazendeiros, no qual há a possibilidade de conversão quando chega a vez e hora certa das pessoas.


DÃO –LALALÃO – O DEVENTE
                                                                                                         (João Guimarães Rosa)

       Dão-lalalão narra a estória de um ex-boiadeiro e famoso matador de valentões conhecido como Soropita. A estória se passa durante uma cavalgada por veredas do sertão, quando Soropita em devaneios relembra sua vida amorosa e cotidiana. O objetivo central desse devaneio e seu maior segredo é sua mulher Doralda, ex-prostituta em Montes Claros. No meio dessa travessia, que vai do povoado de Andrequicé a um lugar conhecido como Ão, Soropita encontra-se com Dalberto, seu velho amigo, que acende uma suspeita: teria Dalberto conhecido Doralda, aliás, Sucena, como era chamada nos tempos que vivia como prostituta? O conflito central da estória circula em torno da contraposição entre amor/ pulsão versus preconceito moral, social e racial.



Alunos da EJA e Ensino Médio Regular Noturno da E.E. Cândido Portinari vão ao Teatro Municipal prestigiar peça teatral em 12/09

Nenhum comentário: