domingo, 24 de outubro de 2010

Portinari no XI EREA – Encontro Regional de Ensino de Astronomia




A Escola Estadual Cândido Portinari representado pelo seu Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, prof. Ricardo Cavallini participou do XI Encontro Regional de Ensino de Astronomia realizado em São Carlos nos campus da USP e da Universidade Federal de São Carlos entre os dias 21 e 23 de outubro de 2010.

O evento realizado com a parceria da UFSCar, Instituto de Física de São Carlos (USP) e o Setor de Astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP teve palestras, oficinas, mesa redonda e sessões de observação do céu que tiveram como objetivo a melhoria do ensino de Astronomia com a abordagem de conteúdos e métodos para a utilização na rede pública de ensino.

Renomados nomes da Astronomia brasileira estiveram presentes como por exemplo:

Prof. Dr. João Batista Canalle (Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica); Prof. Dr. Rodolpho Caniato (Autor de vários livros sobre Astronomia); Prof. Dr. Paulo Sergio Bretones(Mestre em Educação (Unicamp), Doutor em Educação (Unicamp) e Professor da UFSCar); Prof. Dr. José Antonio Salvador - Astrônomo pelo Instituto de Geociências da UFRJ, Prof. Dr. Roberto Boczko – Doutor em Astronomia (IAG/USP; Prof. Dr. Jaime Villas da Rocha (Vice-coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica); Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva (Doutora em Física, especialista em História da Ciência); Prof. Dr. Valter Libero( Doutor em Física, Pós-Doutorado pela Universidade de Ohio); Fábio Carvalho (Astrofotógrafo – Fundação Céu).

Com a participação no evento a escola obteve mais um Galileoscópio para uso dos alunos e que foi montado em um dos workshops proferidos pelo Prof. Dr. João Batista Canalle.

E mais uma vez a E.E. Cândido Portinari sai na frente na área da Astronomia e comunica que foram feitos contatos com os organizadores do XI EREA em São Carlos que garantiram, divulgando inclusive para toda a platéia presente no encerramento do evento, um encontro regional de Astronomia aqui em nossa escola.

É isso aí pessoal, o Portinari está se tornando referência em termos de Astronomia em toda a região e está sendo conhecida nacionalmente, portanto venha participar conosco das atividades astronômicas de sua escola.

Clique no link abaixo para assistir a reportagem da EPTV sobre o evento em São Carlos:

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,24374;2,encontro+astronomia.aspx

Veja algumas fotos do evento:

Nenhum comentário: