segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alunos do Portinari participam de Projeto Internacional

Alunos da 2ª série do ensino médio da E.E. Cândido Portinari participam do Projeto Eratóstenes na América.
Uma proposta do Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (Argentina), do Laboratório Pierre Auger, Universidade Tecnológica Nacional, Regional Mendoza (Argentina) e da Associação Física Argentina e da Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

O Projeto tem como principais objetivos
• Descrição da geometria da incidência dos raios do Sol na Terra em diferentes latitudes;
• Abordagem histórica de como a circunferência da Terra foi medida pela primeira vez há milhares de anos atrás;
• Determinação do momento real do meio dia solar da localidade onde se encontra o aluno;
• Execução de medidas angulares dos raios solares em relação à vertical do local;
• Cálculo do raio da Terra;
• Socialização de resultados entre comunidades escolares distintas e distantes entre si, através da utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), como a internet;
• Interdisciplinaridade com demais disciplinas escolares, tais como Geografia, História, Artes, Física, Matemática, Geometria.

Os alunos estão participando, coletando dados conjuntamente com a Escuela Secundaria Basica nº 14 da cidade de Lanus - Distrito de Buenos Aires - Argentina.
Lanús é um município localizado na zona sul da Grande Buenos Aires. Faz fronteira com as cidades de Buenos Aires e de Avellaneda. Em 2001 contava com 453.082 habitantes, o que a situa como a quinta unidade mais populosa da região metropolitana da capital argentina.
É um importante centro industrial, com fábricas de produtos químicos, armamentos, papel, couro e borracha, fios, confecção, azeites, matadouros e frigoríficos.
Lanús também é a cidade natal de Diego Maradona.
A E.E. Cândido Portinari é a única escola da região a participar deste projeto no qual participam escolas públicas e privadas de todo o continente americano.
Veja as fotos dos alunos fazendo as medições solicitadas:


2 comentários:

Unknown disse...

OI,QUE DIA QUE POSSO LEVAR MEU VIOLÃO AI PARA A ESCOLA, PRA CANTAR P/ OS MENINOS ?FICO AGUARDANDO RESPOSTA NO I MAIL, O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

Unknown disse...

OI, Q DIA EU POSSO LEVAR MEU VIOLÃO P/ CANTAR PARA OS MENINOS FICO AGUARDANDO A RESPOSTA NO; ADOLFOFELIZ13@HOTMAIL.COM